Ecossistema

Alguns testemunhos de actuais e ex-colaboradores da iTGROW.

Um dos nossos maiores orgulhos passa por receber bom feedback dos nossos colaboradores. Aqui deixamos alguns testemunhos de actuais e ex-colaboradores da iTGROW, sendo que a maioria foi escrita ainda enquanto membros da equipa.

Mestrado em Engenharia Informática 
Universidade de Coimbra
Na iTGROW de Dezembro de 2010 a Agosto de 2013


Embora a transição entre o mundo académico e a realidade do mercado de trabalho possa à partida parecer um tanto assustadora, a verdade é que acaba por não ser mais do que uma fase de adaptação, crescimento e aprendizagem, como tantas outras ao longo da vida. Não obstante, o contexto em que esta transição ocorre tem efetivamente um importante impacto.
Pessoalmente, através da iTGROW, tive então a oportunidade de iniciar a minha vida profissional em projetos da CSW bastante desafiantes, nos segmentos do Espaço e Aeronáutica. Encontrei então um ambiente informal de entreajuda e partilha de conhecimento, simultaneamente focado no espírito de equipa, profissionalismo e reconhecimento. Por outras palavras, um ambiente para preparar o futuro, crescer e lutar por fazer a diferença.
Em suma, uma experiência de grande valor que continua comigo já após o culminar desta importante fase, com a transição efetiva para a Critical Software.


Nota: Testemunho escrito ainda enquanto elemento da equipa. O Rui transitou para a Critical Software em Janeiro de 2014.

Licenciatura em Engenharia de Sistemas e Informática
Universidade do Minho
Na iTGROW de Fevereiro de 2011 a Maio de 2012


A minha experiência na iTGROW? Sem dúvida, muito importante e positiva! Apesar de já não fazer parte da equipa, a iTGROW foi um bom ponto de partida na minha carreira profissional: permitiu-me fazer uma transição suave entre o mundo académico e o mundo profissional, cresci imenso a nível tecnológico e claro, pude sempre contar com a ajuda de pessoas mais experientes do que eu.
Mais do que uma equipa, a iTGROW é uma família! E onde há um excelente ambiente entre os colaboradores, é meio caminho andado para desempenharmos as nossas funções com sucesso. E por todos estes motivos sinto que, de certa forma, ainda pertenço a essa família!

Mestrado em Engenharia Informática e Computação
Universidade do Porto
Na iTGROW de Outubro 2012 a Julho 2013


A minha experiência na iTGROW foi muito positiva e quero agradecer mais uma vez terem-me proporcionado um ambiente de trabalho fantástico, repleto de pessoas com tanto para me ensinar. O espírito de equipa e o companheirismo esteve sempre presente. Vou, com certeza, guardar na memória os momentos que passei neste meu primeiro emprego e, se assim se proporcionar, espero voltar a cruzar-me com a iTGROW/Critical Software no futuro.


Nota: Testemunho escrito ainda enquanto elemento da equipa.

Mestrado em Engenharia Informática 
Universidade de Coimbra
Na iTGROW de Setembro 2012 a Julho 2013


Ao deparares-te com a situação de escolher um local de trabalho, é natural haver várias dúvidas e expetativas que surgem imediatamente.
Haverá apoio? Como será o ambiente? Será que os projetos são interessantes?
Como estagiário curricular na iTGROW, posso dizer que todas estas e outras perguntas são rapidamente respondidas.
Sendo a iTGROW uma empresa totalmente integrada com a Critical Software, não só é garantido um elevado nível de qualidade como também um acompanhamento e apoio profissional, abrangente e absolutamente essenciais na formação de qualquer profissional da área.
Adicionando a isto um ambiente descontraído onde entreajuda e companheirismo são as palavras de ordem, estão reunidos todos os fatores para uma completa e rápida integração na equipa de trabalho. Essencialmente, a iTGROW é uma excelente aposta para a tua formação profissional.


Nota: Testemunho escrito ainda enquanto elemento da equipa.

Mestrado em Engenharia Informática
Universidade de Coimbra
Na iTGROW de Setembro 2012 a Julho 2013


A minha entrada na iTGROW aconteceu em Setembro de 2012, no contexto de realização de estágio curricular do Mestrado em Engenharia Informática, tendo sido integrado numa empresa do grupo Critical, a Watchful Software.
A minha maior expetativa era saber como seria o dia-a-dia numa empresa grande, como é o caso da iTGROW/CSW, e pude perceber logo de início que não podia ser melhor: fui encontrar uma equipa de pessoas que para além de serem colegas de trabalho, eram amigos, e desde o primeiro momento procuraram integrar-me e ajudar-me com tudo.
O maior elogio que posso fazer a esta experiência na iTGROW é que não se dá pelo tempo passar quando se está a trabalhar :)


Nota: Testemunho escrito ainda enquanto elemento da equipa.

Licenciatura em Engenharia Informática (Curso Europeu)
Instituto Superior de Engenharia de Coimbra
Na iTGROW de Abril a Setembro 2013


Faço parte da iTGROW há cerca de 2 meses e estou integrado no projeto de manutenção do Wise (ferramenta interna da Critical Software), desenvolvido em Java.
Apesar de não ter experiência profissional e das dificuldades que isso pode trazer, posso dizer que é possível aprender rapidamente e muito, podendo contar com a ajuda dos membros da equipa para o caso de não ser autónomo nalgumas situações.
O grau de experiência de cada um é transparente, no sentido em que ter menos experiência não é uma razão para se sentir inferior em relação aos outros, mas sim uma motivação para querer aprender com os outros.
É uma grande oportunidade poder trabalhar na iTGROW. Vem fazer parte da nossa equipa. :-)


Nota: Testemunho escrito ainda enquanto elemento da equipa.

Licenciatura em Engenharia Informática
Instituto Superior de Engenharia de Coimbra
Na iTGROW de Dezembro 2010 a Dezembro 2013


Faço parte de um dos primeiros grupos que entrou na iTGROW e a minha aventura já dura há 2 anos e meio. Durante este percurso foram me lançados diversos desafios que me permitiram crescer bastante a nível profissional e pessoal.
Além de ter estado envolvida em projetos de diversas áreas de negócio, desempenhei funções no âmbito da engenharia (na minha linguagem de programação favorita), gestão de projetos e formação. Tem sido uma mão cheia de experiências estimulantes e enriquecedoras.
A diversidade de projetos em que trabalhei permitiu-me conhecer e conviver com várias pessoas da ITGrow e da Critical. O esforço, companheirismo e apoio entre os elementos das equipas com que trabalhei surpreendeu-me e conquistou-me.
Aprendi algo de novo com todos (e continuo a aprender todos os dias). Além do ambiente acolhedor da empresa, não posso deixar de mencionar os eventos proporcionados pela Critical. Volta e meia, somos mimados com surpresas e atividades de lazer que nos permitem descontrair e conhecer melhor os nossos colegas. Bons momentos.


Nota: Testemunho escrito ainda enquanto elemento da equipa. A Diana transitou para a Critical Software em Janeiro de 2014.

Mestrado em Engenharia Informática e Computação
Universidade do Porto
Na iTGROW de Fevereiro 2011 a Dezembro 2013


Receava bastante o momento de saída da faculdade e de integração no mercado de trabalho.
Pensava eu: “Será que vou ter apoio quando precisar? Ou será que vou estar sozinho no meu primeiro contato com o mundo empresarial?”. Felizmente a iTGROW tinha a resposta para este meu receio.
Sem nunca esquecer o foco na autonomia e espírito crítico, a iTGROW deu-me o apoio necessário com formações em hard e soft skills, e com apoio por parte de um tutor sempre que eu necessitasse. Tinha também colegas de trabalho sempre dispostos a ajudar no que fosse preciso.
O espírito de entreajuda e de espírito de equipa, sem nunca esquecer o constante bom humor e bom ambiente, são importantes caraterísticas da iTGROW. Considero que a iTGROW me permitiu uma rápida integração nos processos da empresa e no mundo empresarial, sentindo-me satisfeito por ter feito esta escolha para o meu primeiro emprego.


Nota: Testemunho escrito ainda enquanto elemento da equipa. O André transitou para a Critical Software em Janeiro de 2014.

Informática para a Saúde
Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Leiria
Na iTGROW de Dezembro 2010 a Dezembro 2013


Recém-licenciada, sem qualquer experiência profissional e com algum receio inicial desde o primeiro dia que a iTGROW me recebeu com o maior carinho possível. Desde o início fui integrada em projetos BPI, estando atualmente em projetos Critical Software, na área de desenvolvimento de software.
Estas alocações permitiram-me adquirir o melhor de dois mundos, com metodologias diferentes, mas sempre com pessoas fantásticas que nunca me negaram ajuda sempre que precisei. Até porque um dos aspetos positivos da iTGROW, é que desde o primeiro dia somos integrados em equipas com colaboradores seniores responsáveis por nos orientar até que tenhamos a proatividade suficiente para seguirmos o nosso caminho (mas onde nunca estamos sozinhos).
Com responsabilidade, dedicação, empenho todos podem ser excelentes profissionais da iTGROW. Quanto a mim, pretendo continuar a evoluir, com a ambição de um dia poder (quem sabe) ser a vossa futura gestora de projetos.


Nota: Testemunho escrito ainda enquanto elemento da equipa. A Joana transitou para a Critical Software em Janeiro de 2014.

http://brunocardoso.eu/ 
Licenciatura em Engenharia Informática
Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Leiria
Na iTGROW entre Setembro de 2012 e Outubro de 2014


Ainda eu não tinha acabado o curso já andava em entrevistas por Lisboa, mal eu sabia que a minha viagem não seria para Sul mas sim para Norte e ligeiramente mais pequena. Foi em Taveiro onde tive a minha primeira experiência profissional e até ao momento posso dizer que foi sem dúvida a melhor de todas. Foram 25 meses fantásticos, passando por 3 diferentes projectos e equipas onde fui bem recebido desde o primeiro dia. Trabalhei com grandes profissionais que não tinham problemas em partilhar o seu conhecimento nem em ajudar em desafios que me foram aparecendo e nem sempre consegui dar a volta sozinho.
O ambiente foi também sem dúvida algo que me fascinou! Nunca deixando de ser um ambiente profissional, o espírito de equipa que se vive na comunidade CSW é algo que torna o trabalho mais fácil e prazeroso. Desde que saí do grupo CSW tenho tido algumas experiências profissionais no Reino Unido e de facto os ingleses têm muito que aprender com os portugueses.


Nota: Testemunho escrito como ex-colaborador.

Novas Tecnologias da Comunicação
Universidade de Aveiro
Na iTGROW de Julho de 2012 a Dezembro de 2014


Quando entrei para a iTGROW para o cargo de software tester fiquei entusiasmada mas nervosa ao mesmo tempo. Nunca tinha ouvido falar de testes de software, muito menos ao nível que aqui são feitos, mas decidi aceitar o desafio e não me arrependo. Estar na iTGROW proporciona-nos oportunidades de crescer e de evoluir contando com o apoio não só dos nossos colegas de equipa mas como de todos os elementos da organização. Existe um grande companheirismo e sentido de união porque sabemos que lutamos todos pelo mesmo: excelência naquilo que fazemos e satisfação do cliente. Ao princípio pode parecer um pouco “overwhelming” mas aos poucos e poucos e com determinação e empenho vais adaptar-te e sentir que pertences a uma família e, principalmente, sentir que o teu trabalho é valorizado.


Nota: Testemunho escrito ainda enquanto elemento da equipa. A Filipa transitou para a Critical Software em Janeiro de 2015.

Mestrado em Engenharia Informática
Universidade de Coimbra
Na iTGROW de Agosto de 2012 a Junho de 2015


iTGROW! O nome em si diz muito do que se pode esperar, uma empresa que nos ajuda a crescer.

Sou estagiário curricular, e na altura de escolher o estágio que queria fazer, o nome iTGROW ganhou destaque. Acompanhada por uma empresa como a Critical Software garante profissionalismo e qualidade nos seus processos, acabando isso por ser uma mais-valia forte no sucesso garantido da iTGROW. Outro fator não menos importante tem a ver com o ambiente encontrado, um ambiente de entreajuda e companheirismo que acaba por ser o ideal para quem está a entrar pela primeira vez no mercado de trabalho. Este fator levou a que a integração na equipa de trabalho fosse muito fácil e rápida.

Tem ainda outras vantagens, como excelentes atividades de convívio que procuram promover o entrosamento dos vários colaboradores da empresa e não só. Numa frase muito simples, a iTGROW foi uma excelente aposta para dar o primeiro passo nesta tirada intitulado percurso profissional, onde o acompanhamento no início é garantido e facilitador de uma rápida integração nesta nova etapa.


Nota: Testemunho escrito ainda enquanto elemento da equipa. O Jorge transitou para a Critical Software em Julho de 2015.

Mestrado em Engenharia Informática
Instituto Superior Técnico
Na iTGROW de Setembro de 2011 a Junho de 2014


Olá Chamo-me João,
João Jaime ...
e venho propor-vos um negócio.

O potencial melhor negócio da Vossa vida - TRABALHO!!

Um bem definitivamente cada vez mais precioso e escaço.

Acredito que, com esta afirmação já tenha conseguido a atenção de alguns de vós, mas não os suficientes para a minha normal ambição, por isso vou convosco partilhar a minha ainda recente experiência. Como todos os jovens recém-licenciados, tinha expetativas profissionais elevadíssimas. Comecei a pesquisar empresas, que melhor corresponderiam aos meus elevados padrões e expetativas, que dentro da minha área de conhecimento, me dessem a oportunidade de crescer de forma sustentada e me permitisse desenvolver as minhas competências, e foi assim que cheguei até à ITGrow. Trabalho em Equipa, ambiente descontraído e criativo, formação continua, projetos internacionais desafiantes, tendo como parceiros a ESA, NASA,… são alguns dos elementos fundamentais na constante evolução pessoal e profissional.

Depois, … depois mostramos – todos os dias – o prazer EM FAZER ACONTECER e do gozo que isso nos dá.

Sou ITG… com muito prazer.


Nota: Testemunho escrito ainda enquanto elemento da equipa. O João transitou para a Critical Software em Julho de 2014.

Mestrado em Engenharia Informática
Universidade de Coimbra
Na iTGROW de Dezembro de 2012 a Dezembro de 2014


A iTGROW tem tido um papel importante, tanto na ação de recrutamento de novos talentos, como na sua formação constante e pró-ativa e integração dos mesmos no ambiente da CSW. Desta forma é possível evoluir pessoalmente e profissionalmente desenvolvendo em equipa projetos aliciantes e ambiciosos. Na CSW não há nada a temer, a constante aprendizagem pode ser feita sozinho ou acompanhado por colegas sempre prontos a ajudar, o que nos faz aprender facilmente e da melhor maneira possível.

Desde o começo, após ter sido inserido no projeto RightsWatch da Watchful Software, tenho vindo a executar tarefas de QA que são importantes para assegurar a qualidade dos nossos projetos. É acolhedor trabalhar neste ambiente, uma vez que é possível desenvolver skills técnicos em paralelo com tarefas de team building bastante divertidas. Aproveita esta oportunidade. A iTGROW está à tua espera! ;)


Nota: Testemunho escrito ainda enquanto elemento da equipa. O Ângelo transitou para a Watchful Software em Janeiro de 2015.

Informática para a Saúde
Instituto Politécnico do Cávado e do Ave
Na iTGROW de Agosto de 2012 a Dezembro de 2014


Encontrei na iTGROW a melhor opção para um profissional, como eu, no início da sua carreira. Tem-se traduzido numa verdadeira oportunidade de capacitação profissional e pessoal. Saliento a oportunidade de integrar projetos com âmbitos/objetivos diversificados e aliciantes. Destaco ainda a preocupação em garantir uma combinação constante entre o rigor/exigência do desempenho profissional com a flexibilidade, equilíbrio e bem-estar do seu colaborador dentro da organização.


Nota: Testemunho escrito ainda enquanto elemento da equipa.

Licenciatura em Engenharia Informática
Instituto Superior de Tecnologias Avançadas
Na iTGROW de Junho de 2011 a Junho de 2014


Encontrei o local perfeito que preenche a vaga entre os estudos e o mercado de trabalho puro e duro. Uma das minhas grandes preocupações era o ambiente de trabalho, e aqui sinto-me em casa, pois a integração foi feita com o maior cuidado e sempre em prol do meu bem-estar. No fundo, o meu grande objetivo é sentir-me útil, sentir que faço parte de uma equipa, sentir que posso contribuir para a mesma e que todos me ajudam a desenvolver, e isso sem dúvida que é uma constante. Acima de tudo, sente-se isso pois nenhum de nós é tão inteligente quanto todos nós juntos.


Nota: Testemunho escrito ainda enquanto elemento da equipa. O Daciano transitou para a Critical Software em Julho de 2014.

Licenciatura em Engenharia Informática
Instituto Superior de Engenharia de Coimbra
Na iTGROW de Janeiro de 2012 a Dezembro de 2014


O que faço agora? Por onde começo? Onde posso colocar em prática os meus conhecimentos e evoluir? Certamente estas são algumas das muitas questões que temos quando termina o nosso percurso curricular. Na iTGROW, mais do que um emprego, vejo um futuro.

Aqui encontrei um ambiente descontraído, com projetos ambiciosos, conjugado com a orientação de profissionais experientes que me têm feito crescer. A variedade de âmbito e tecnologias a que estamos sujeitos nos diversos projetos, ou até, no mesmo, é motivador. A opinião de profissionais tão inexperientes, aqui, conta e é valorizada. Na verdade sinto que aqui temos um lugar repleto de oportunidades.


Nota: Testemunho escrito ainda enquanto elemento da equipa. A Vãnia transitou para a Critical Software em Janeiro de 2015.

Mestrado em Engenharia Informática
Universidade de Coimbra
Na iTGROW de Dezembro de 2012 a Maio de 2014


O período de adaptação na iTGROW foi mais curto do que esperava, isto porque em toda a empresa há um ambiente de boa disposição, diversão e acessibilidade dos colegas, fazendo com que te comprometas com o trabalho muito mais facilmente. Neste momento estou alocado a projetos reais do BPI como engenheiro de software estagiário. Na área de Banking os projetos são desafiantes e ambiciosos. Trabalhar nesta área, com uma equipa jovem, usar metodologias de desenvolvimento ágeis e tecnologias recentes são coisas que me motivam bastante.

Para além dos projetos, há uma forte componente de formação. Existem colegas experientes, da Critical Software, que te dão formação através de um programa de tutoria dedicada, passando conhecimento sobre práticas de alta maturidade no desenvolvimento de software para ambientes críticos.


Nota: Testemunho escrito ainda enquanto elemento da equipa.

Licenciatura em Engenharia Informática
Instituto Superior de Engenharia de Coimbra
Na iTGROW de Novembro de 2010 a Dezembro de 2014


Quando se está prestes a iniciar a vida profissional, os maiores receios serão ter um trabalho monótono e com demasiadas restrições.

Na iTGROW a nossa contribuição é esperada desde o primeiro momento, sendo isso facilitado com um enorme apoio. Na minha experiência o reconhecimento do trabalho, realizado num ambiente descontraído, com grande liberdade e onde novas ideias são sempre consideradas e valorizadas, faz com que seja uma excelente oportunidade para iniciar a vida profissional. A acrescentar a isto, há a possibilidade de trabalhar em projetos de uma criticalidade superior ao habitual em diversos locais do mundo, como foi o meu caso, que tive a possibilidade de integrar um projeto para a Agusta Westland em Inglaterra.


Nota: Testemunho escrito ainda enquanto elemento da equipa. O Vítor transitou para a Watchful Software em Janeiro de 2015.

"Gostava de agradecer à iTGROW (CRITICAL Software + Banco BPI) a oportunidade de trabalho que me permite aprender e adquirir experiência profissional, porque tal como na vida sabe bem quando, apesar dos nossos obstáculos, nos é dada a oportunidade de crescer e fazer melhor."

Olá!

O meu nome é Rafael Martins e sou recém mestre pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.

Durante o meu percurso no curso de engenharia electrotécnica e de computadores surgiram sempre questões que são de difícil resposta para um estudante: O que esperam de mim no mundo empresarial? Como será colaborar com colegas mais experientes?

Para responder a estas e outras questões decidi que era fulcral experimentar, arriscar e colocar em segundo plano as desejadas férias de Verão. A partir deste momento, restava escolher uma empresa à minha imagem: jovem, dinâmica, inspiradora e competente.

A aposta no valor dos jovens portugueses e a sua integração em desafios reais de engenharia de software são de facto as maiores vantagens da iTGROW. Desde o primeiro momento que chegamos, sentimos fazer parte activa deste projecto 100% português, mas com os olhos apontados para o mundo.

A estrutura deste estágio de Verão permitiu-me a passagem por vários departamentos da CRITICAL Software, fornecendo uma visão impar sobre o seu modelo de negócio e como conseguem atingir a excelência que lhes é reconhecida. Desta forma, consegui aplicar muito do conhecimento adquirido e, ao mesmo tempo, colaborar com pessoas de várias idades e backgrounds.

Não existem distinções nem classificações, mas por outro lado, existe uma atmosfera saudável onde todos colaboram para um objectivo comum: aprender e tornar o mundo um local melhor e mais seguro.

Se voltaria a tomar a mesma decisão? Leiam novamente e saberão a resposta!

Praia no Verão é para meninos!

Cooperação saudável. Primeiramente, gostaria de salutar a iniciativa que me permitiu ocupar uma das vagas no estágio de verão deste ano, ou como os meus afáveis e bullies colegas gostam de apelidar: “entrada pela porta do cavalo”. A competição de robótica realizada a nível universitário (da qual resultou esta oportunidade), leva-me a expressar aqui desde já a minha vontade para que tal cooperação se mantenha em futuras ocasiões.

Barreira “indústria-ensino superior” quebrada. Esta oportunidade de estágio prima pelo facto de permitir a transição de uma primeira barreira (por vezes obstrutiva) que existe entre indústria e ensino superior. Existe uma sensibilização que desmistifica tudo o que envolve uma empresa tecnológica e o que se desenrola nos seus “bastidores”. De uma forma mais concreta, adquirimos contacto com os vários sectores da empresa: gestão de projetos, qualidade do serviço prestado, ferramentas envolvidas nos vários estádios do projeto e que são utilizadas por todas as equipas intervenientes. Aliado à vertente informática “pura” que se sente, estes apresentam-se como os principais motivos que me levaram a aceitar este desafio.

Expandir horizontes. Apesar de estudar Engenharia Biomédica, o que em primeira instância poderá parecer um handicap, este não foi de todo um impedimento em termos de produtividade. Qualquer possível receio que tinha pelo facto de se tratar de um estágio numa empresa de software “puro” é de imediato repudiado. O ritmo de trabalho que nos impõem permite que nos possamos habituar a qualquer nova técnica ou conceito por mais alheio que este seja à nossa realidade, sem no entanto retirar importância à cooperação entre os elementos do próprio grupo e à atenção impulsionadora dada pelos vários orientadores ao longo das semanas. Para além de que a verdadeira intenção deste estágio passa em muito por transmitir os padrões de funcionamento da Critical, sendo realizadas atividades com um menor grau de exigência, sem uma contribuição directa para problemas nucleares da empresa em si (que poderia requerer um maior background informático, fechando “portas” à positiva polivalência que se verifica com os 2 estudantes de Engenharia eletrotécnica, o estudante de Eng. informática, de Eng. mecânica e de Eng. Biomédica que constituem o grupo deste ano). É de enfatizar que isto não retira no entanto qualquer compromisso para que tenhamos de nos aplicar de forma exemplar na realização das várias tarefas.

Em termos pessoais (e em concordância com o feedback do resto do grupo) avalio de forma positiva toda esta experiência, que desta maneira “desportiva” me possibilitou aumentar um pouco mais o meu conhecimento tanto numa vertente tecnológica como empresarial, sem no entanto esquecer todo o bom ambiente que se foi sentindo dentro do grupo que permitiu relativizar o expressivo verão que se sentia.