Quem um dia imaginaria que aqueles videogames de adolescentes um dia seriam considerados um esporte competitivo? Isso mesmo, hoje em dia alguns jogos ganharam tanta popularidade, e não somente entre adolescentes, que são agora chamados de e-sports, por ganharem espaço entre competições mundiais.
É normal que algumas pessoas que nunca jogaram estes tipos de jogos imaginem que por ter um gráfico animado e em formato de desenhos, não existe muito mistério por trás destes jogos. Estão muito enganados, os jogos considerados e-sports são normalmente jogados entre equipes, muitas vezes um treinador, e cada membro do time exerce sua função específica para ajudar o seu time a vencer o jogo através do planejamento de certa estratégia.
Devido a facilidade de acesso a computadores e avanço da tecnologia, ter um computador com internet relativamente boa para poder jogar já não é tão difícil. Jogos como Counter Strike e League of Legends abrange jogadores de todas as idades ao redor de todo o mundo, competindo para conquistar títulos nacionais e mundiais, que muitas vezes atingem um prêmio de milhões de dólares para os vencedores.
E-sports é como qualquer outro esporte
Apesar de muita gente ainda não entender, e-sports abrangem toda a estratégia que qualquer esporte de time necessita: trabalho em equipe, organização, comunicação e tática, esta que depende da sua atitude individual, e também do trabalho em grupo.
Os participantes passam muitas horas treinando até o dia da competição, os melhores times são inclusive motivados por patrocinadores, para terem condições de investir mais tempo em treinamento. Além de ser uma ferramenta de diversão, muitos já enxergam os jogos competitivos de e-sports como uma oportunidade de se destacar no mercado e se profissionalizar.
Inclusão digital
Você se lembra quando os jogos eram apenas jogados nos videogames? Cada um com seu controle remoto, com um gráfico sem muita qualidade e os únicos adversários possíveis era contra o próprio videogame, ou o seu amigo jogando do seu lado, quando isso era possível.
Depois de uns anos, com o lançamento de computadores, foram também lançados jogos para estes e com o avanço e facilidade da internet, foi-se possível jogar com os seus amigos, ou até mesmo desconhecidos em qualquer lugar do mundo.
Estes jogos foram se desenvolvendo, as pessoas também puderam cada vez mais comprar um computador a um preço acessível, e a internet também ficou mais barata e com mais velocidade. Muitos jovens e crianças começaram a jogar cada vez mais, assim como antigos jovens, que agora são adultos, também tiveram a oportunidade de continuar jogando. A sensação de jogar contra pessoas reais, criar seu próprio time e estratégia com seus amigos, tornou a sensação de jogar muito mais divertida.
Prêmios milionários
São milhões de pessoas que jogam frequentemente diversos jogos online ao redor de todo o mundo. Empresas desenvolvedoras enxergaram novas oportunidades com tanta demanda de jogadores e criaram seus campeonatos internos, estes que ganharam tamanha popularidade e oferecem prêmios de milhões de dólares todos os anos para ser distribuído entre os vencedores. Alguns dos jogos mais conhecidos são: Dota, League of Legends, PUBG e Counter Strike.
Dota, por exemplo, somou um total de 47,2 milhões de dólares em prêmios para os melhores jogadores e campeões de suas competições. Diversas empresas de tecnologia também demonstra um interesse crescente no suporte às melhores equipes oferecendo equipamento de primeira mão e excelentes salários para jogadores profissionais.