Um detalhe que muitas vezes não passa na cabeça de alguém que vai começar a escrever é onde ele vai escrever. Será em um caderninho, folhas de papéis especiais ou ele vai para o meio digital? E no meio digital qual local devo escolher, o bloco de notas ou o tradicional word?
Sabemos que essa ideia de escrever com caneta e papel já está um pouco ultrapassada, é bem verdade que algumas pessoas mais tradicionais ainda seguem este costume, e respeito completamente a escolha, mas se você vai optar pelo meio digital saiba que existem vários programas que são menos usuais que o bloco de notas ou o word e que podem te ajudar e facilitar muito esse seu novo desafio de escrever.
Selecionei algumas dicas e aí você poderá escolher o que acha que se adequa mais à realidade do seu texto.
Freemind

Que tal, antes de começar a escrever, organizar as ideias? Este é o aplicativo certo para o escritor diagramar suas ideias para organizá-las melhor ao longo do livro. Com este programa você vai evitar o esquecimento de ideias, abrir o campo de visão para estimular a criatividade e transformar tudo isso em diagramas que podem ser até bem complexos.
A desvantagem é que ele não é muito intuitivo, mas se tiver paciência para aprender a usá-lo tenho certeza que não vai se arrepender.
FocusWriter
Este programa é para você que frequentemente está escrevendo e de repente aparece o alerta do facebook ou do instagram e aí já bate a curiosidade e você larga tudo e dá um click para saber da nova publicação. Com isso sua linha de raciocínio foi rompida, perdeu a concentração e terá que reler tudo para voltar ao ponto que estava. Isso atrasa seu livro e diminui a qualidade.
Este programa é o ideal para você porque ele inibe distrações. Você pode bloquear aplicativos e programas que não acrescentam conteúdo ao seu livro.
Além disso, o programa também salva seu texto automaticamente, o que reduz muito o risco de perda do que já foi escrito no caso de uma interrupção de energia ou um problema repentino com o computador.
É possível também ativar alarmes, personalizar a forma como você acha mais agradável ver o texto e pode ainda acompanhar seu progresso.
Curiosamente você pode até aplicar um efeito sonoro ao digitar e colocar aquele conhecido barulhinho de máquina de escrever antiga.
O FocusWriter está disponível para os sistemas operacionais Linux, Windows e macOS.

WriteMonkey
O seu principal atrativo é a opção de manter a tela completamente sem distrações, simplesmente uma folha de papel em branco na sua frente. Eu disse folha em branco mas essa é apenas uma das opções, você poderá personalizar cores, letras, tamanho, entre outras configurações.
O formato é bem clean, sem barra de ferramentas o menu é acessado de forma bem discreta ao clicar na interface do WriteMonkey. A interface e o corretor ortográfico estão em inglês mas é possível baixar a versão em portugues.
Neste programa você poderá acompanhar o cronômetro, a quantidade de palavras já escritas e o seu progresso, tudo de forma bem simples.
Além disso, aqui o seu texto também estará seguro com o salvamento automático.
LibreOffice Writer

Ao instalar o LibreOffice você terá vários programas com diferentes utilidades. Para a escrita de textos o ideal é o Writer, que é bem parecido com o word mas é gratuito. No documento de texto você pode colocar também objetos, tabelas, índices, diagramas e muito mais.
Na hora de salvar, poderá escolher entre várias opções de formatos, como por exemplo: ODF, .doc ou HTML.